edp news

PCH do Grupo EDP no Espírito Santo mantém certificações de Meio Ambiente, Segurança e Saúde

Monday 26, May 2014

A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) São João obteve duas recertificações que avaliam a excelência na Operação e Manutenção da unidade

A EDP, empresa do grupo EDP Energias de Portugal, por meio da Pequena Central Hidrelétrica São João, conquistou as recertificações ISO 14001 - Norma de Meio Ambiente, e OHSAS 18001 - Norma para Segurança e Saúde Ocupacional. A auditoria na PCH, que está localizada no Rio Castelo, limite entre os municípios de Castelo e Conceição do Castelo, Sul do Espírito Santo, foi realizada pelo Bureau Veritas Certification.

Com as recertificações, a PCH São João reforça seu compromisso com a gestão da qualidade, comprovando o desenvolvimento de um trabalho assertivo e direcionado com seus clientes e colaboradores. O processo de recertificação reflete a preocupação com a melhoria contínua da qualidade na prestação de serviços.

As certificações concedidas à Empresa são duas das mais importantes do setor elétrico. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização.

Já a OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável, por meio de uma estrutura que permite à organização identificar e controlar riscos à saúde e segurança dos colaboradores.

“A manutenção das certificações reafirma o compromisso do Grupo EDP na execução de procedimentos relevantes na área de meio ambiente, saúde e segurança”, informa o diretor de Operação e Manutenção da Geração do Grupo EDP, José Cherem Pinto.

Cherem lembra ainda que em janeiro deste ano, o Grupo EDP, por meio da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Gros, localizada no município de Alegre, no Espírito Santo, conquistou duas certificações, sendo elas a ISO 14001 - Norma de Meio Ambiente, e OHSAS 18001 - Norma para Segurança e Saúde Ocupacional. Já em fevereiro, a Usina Hidrelétrica (UHE) Mimoso, localizada em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, recebeu a certificação ISO 14001, do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), atestando que a operação e manutenção da unidade estão adequadas aos mais rigorosos padrões ambientais.