edp news

Energia Pecém capacita operadores para atender à demanda do Ceará

Tuesday 22, July 2014

A Energia Pecém, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), realizou, na noite da último dia 14, a cerimônia de encerramento do Programa de Qualificação (Proquali).

 


A Energia Pecém, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), realizou, na noite da último dia 14, a cerimônia de encerramento do Programa de Qualificação (Proquali), que durante seis meses capacitou 34 profissionais para atuarem como operadores de usina termelétrica. O curso para formação de operadores de usina termelétrica foi oferecido pela Energia Pecém para atender não apenas uma demanda de profissionais da própria usina como de todo o Estado, uma vez que, até o momento, o Ceará não dispõe de cursos regulares nessa área. De imediato, a usina chamou dez desses profissionais para trabalhar como operadores a partir de agosto.

Durante a cerimônia, a Professora Leonarda Feitosa, representando a Unifor, ressaltou que o Proquali é uma porta de entrada para um mercado bastante promissor e que só tem crescido, em uma área bastante procurada. "Com essa capacitação, vocês estão preparados para atuar em diversas linhas, de energia, da indústria, concessionárias, enfim, estão aptos a um vasto campo", falou a professora aos novos operadores.

O coordenador do Proquali em Fortaleza, professor Wellington Alves, reforçou o que foi dito pela professora Leonarda explicando que as termelétricas são os sistemas mais complexos de geração de energia e quem está apto a operar numa usina deste tipo, está preparado para atuar em diversas outras linhas da área. O professor falou ainda que o espaço das termelétricas só tende a crescer, tanto pelo avanço da indústria, que exigirá mais energia para suprir a demanda, quanto pelos impactos ambientais e custo elevado para instalação das usinas hidrelétricas. "Alguns abriram mão até do emprego para se dedicar a essa qualificação. E fizeram certo, pois com dedicação, o retorno é garantido", afirmou o coordenador do Proquali.

Por fim, o gerente de operações da Energia Pecém, Gustav Costa, lembrou que, desde que a Energia Pecém chegou ao Ceará, preocupou-se em formar mão-de-obra qualificada, promovendo capacitação, como daqueles que ajudaram a construir a usina. E, com o Proquali, a usina atinge, diretamente, uma carência do mercado cearense, que tem poucos profissionais na área de operação de termelétricas e também não possui, até o momento, cursos para formá-los. Gustav reforçou também que a partir de agora esses profissionais terão uma infinidade de opções e locais para atuar, vai depender do esforço individual de aprofundar e adquirir experiência, somando à base teórica que receberam no Proquali. "Um operador de uma térmica como a Energia Pecém opera na China, na América do Norte, na América Central, em qualquer lugar do mundo. O conhecimento é o mesmo. Não existe fronteira. Formamos profissionais para ir além das fronteiras. É o esforço individual que vai fazer a diferença", finalizou o gerente de operações.

Os novos operadores saem para o mercado de trabalho, após concorrer com mais de 200 candidatos durante o processo seletivo e participarem de aulas de segunda a sábado ao longo desses seis meses. Em meio a matérias como Noções de Química, Eletricidade Básica, Instrumentação, Máquinas Elétricas, Turbinas a vapor, Operações Unitárias, Termodinâmica, Química das Águas, Produção de Energia - Tecnologia do carvão, Sistema de Comando, Comando e Informação do Processo, Combustíveis e Combustão, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, puderam ainda vivenciar as atividades e a rotina de um operador de usina termelétrica.

Ao longo de todo o curso, os participantes também receberam uma bolsa mensal, além de alimentação na universidade, ou seja, todo o suporte para a permanência dos mesmos no programa. A Energia Pecém realizou processo de seleção com estes alunos para contratação imediata. Aqueles que não forem selecionados neste momento estarão no banco de vagas como prioridade para futuras oportunidades na usina.

Formado em Eletrotécnica, Alexsandro Regis de Queiroz, um dos concludentes já contratado pela Energia Pecém, falou que o Proquali veio como a especialização na área que ele almejava. "Sempre me interessei pela área de geração de energia, em especial a térmica. E agora irei trabalhar numa das maiores geradoras desse tipo de energia do Estado. É uma grande responsabilidade e uma alavanca para o meu crescimento profissional", concluiu o jovem operador.??