edp news

Filme ‘Fragmentos de Paixão’ está disponível em versão digital

Quinta-feira 10, Abril 2014

Produção, que é finalista em diversos festivais de cinema, estará disponível nos serviços de vídeo on demand da NET e da GVT e nos sites Submarino e da Livraria Saraiva

O primeiro filme sobre raios feito no Brasil, “Fragmentos de Paixão”, que conta com patrocínio da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e realização do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estará disponível a partir desta sexta-feira, dia 11, para compra nos serviços de vídeos on demand da NET e da GVT e também para aquisição em versão digital nos sites Submarino e da Livraria Saraiva.

O filme tem apresentação diferente de um documentário padrão, com trabalho estético das imagens e sequência de cenas semelhantes aos do cinema de ficção, com construção dos personagens e uma narrativa romanceada. “Não quis fazer só uma grande reportagem, porque entendo que isso pode ser cansativo para 70 minutos. Procurei divulgar ciência de forma envolvente, de modo que as pessoas pudessem conhecer as seis vidas retratadas no filme e o contexto em que elas se inserem, assim como pudessem acompanhar a jornada de um cientista que busca respostas”, afirma a diretora Iara Cardoso.

O Brasil é campeão mundial em número de raios – ocorrem por ano 50 milhões de descargas atmosféricas.  “Fragmentos de Paixão” busca entender como o fenômeno pode afetar vidas de formas tão diferentes, mostrando seis histórias que foram diretamente afetadas pelos raios.  A obra apresenta o assunto sob perspectiva histórica, cultural e científica, em um novo formato de divulgação audiovisual que aproxima a ciência de todas as pessoas.

O maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil e do exterior. Andaram de caravelas no sul da Bahia e de helicóptero no Rio de Janeiro, visitaram uma aldeia indígena em Ubatuba e leram relatos históricos de Darwin em sua visita ao Brasil. A expedição gerou belas imagens do País, que fazem companhia às sequências inéditas de raios em alta definição.

“Fragmentos de Paixão” marca a estreia da diretora, que tem especialização em cinema digital pela New York Film Academy (NYFA)/Universal Studios e em jornalismo para TV digital pelo canal NBC News/NYFA. Em razão da relevância do filme, Iara Cardoso foi convidada no início de 2014 para fazer parte da Academia Brasileira de Cinema. Entre seus sócios, a academia conta com diretores, atores e produtores de renome do cinema brasileiro. O filme foi finalista na categoria de documentário do 10º Prêmio Fiesp-Sesi de Cinema e, também, concorre ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2014 e ao prêmio de melhor documentário do 2º Festival Brasil de Cinema Internacional. 

Fragmentos de Paixão – Ficha técnica 
Apresentação: Osmar Pinto Junior 
Direção: Iara Cardoso 
Produção: Storm Comunicação 
Roteiro: Iara Cardoso 
Pesquisa histórica: Osmar Pinto Junior 
Fotografia: Fábio Dourado Dantas 
Efeitos especiais: Julio César dos Santos Dias e Leonardo Reis 
Montagem: Bruno Maia Cerqueira 
Trilha sonora: Cinematic Orchestra, Keith Kenniff e Tony Anderson 
Duração: 70 min 
Ano: 2013 
País: Brasil 
Gênero: Filme documentário 
Cor: Colorido 
Classificação: Livre

?