edp news

EDP qualifica profissionais da Educação em 300 escolas estaduais e municipais

Segunda-feira 23, Junho 2014

Distribuidora está capacitando 1.500 educadores sobre uso eficiente e seguro da energia elétrica

A EDP, empresa do Grupo Energias de Portugal S.A, iniciou, na sua área de concessão de distribuição de energia elétrica no Espírito Santo, o novo ciclo do projeto “Boa Energia nas Escolas”, que tem como objetivo qualificar educadores e torná-los agentes multiplicadores dos conceitos do consumo eficiente e seguro da energia elétrica nas salas de aula, contribuindo de forma sustentável com a preservação do meio ambiente.

A nova etapa do projeto terá a duração de 02 anos e será desenvolvido em 300 escolas da rede estadual e municipal de ensino, beneficiando 120 mil alunos e capacitando 1.500 educadores, em instituições localizadas em municípios do Norte e Sul do Espírito Santo, além da Grande Vitória.

O Boa Energia nas Escolas acontece em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e prefeituras municipais.

Nesta primeira etapa, que acontece até o final deste mês, estão sendo realizadas palestras de sensibilização com os educadores e apresentados os objetivos do projeto, as ações educacionais e a metodologia pedagógica que será utilizada durante o desenvolvimento do projeto.

Já na segunda fase, a EDP promoverá os cursos de capacitação, que tem como objetivo instrumentalizar os educadores das escolas beneficiadas e torná-los agentes multiplicadores dos conceitos do consumo eficiente e seguro da energia elétrica, para o desenvolvimento das atividades em sala de aula. Durante a capacitação, a EDP disponibiliza todo o material didático e pedagógico, que são doados e trabalhados nas instituições.

Com a qualificação, os educadores das unidades de ensino contempladas levarão para os alunos conhecimentos sobre o funcionamento do processo de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como irão abordar temas sobre o uso racional da eletricidade, dar dicas de economia e curiosidades.

“Além de conscientizar professores e alunos de forma direta, o programa Boa Energia nas Escolas busca envolver as famílias e comunidades do entorno de forma indireta, orientando para a mudança de hábitos e atitudes quanto à redução do desperdício de energia e contribuindo com a preservação do meio ambiente”, destaca o gestor Executivo da EDP, Amadeu Wetler.

Após a capacitação dos educadores, para levar o conhecimento de uma maneira lúdica e divertida até os alunos, as instituições de ensino receberão a Unidade Móvel de Ensino, desenvolvida pela EDP: o caminhão da Boa Energia nas Escolas.

De médio porte, customizado e adaptado para uma unidade de ensino, o caminhão é equipado com televisão que exibirá vídeos em 3D, além de diversos experimentos sobre energia elétrica, jogos, gibis e uma maquete que simula o consumo de uma residência.

As visitas à unidade móvel serão acompanhadas por uma equipe de monitores devidamente uniformizados e treinados para transmitir informações básicas sobre a energia elétrica e os caminhos que ela percorre até chegar às residências, bem como a melhor forma de usar a eletricidade com segurança e sem desperdício.